segunda-feira, outubro 23, 2006

"O Gestor-Minuto"


...é uma visão extraordinária do sociólogo (e não só) Ken Blanchard, o qual olha para o acto de gerir de uma forma simples e prática, onde o tempo e os objectivos são peça fundamental na Gestão.

Neste livro, para Blanchard, o acto de Gestão assenta em três pilares fundamentais, Definição de objectivos, o Elogio e a Repreensão (por esta ordem), conseguindo executar bem estes três actos, toda a gestão se torna mais simples, sem no entanto nunca deixar de colocar as pessoas em 1º Lugar, pois são elas que executam todas as tarefas.

Para Blanchard nada se pode exigir a um colaborador, sem lhe ser facultada a respectiva formação, e mesmo assim, se o colaborador falhar o responsável nunca será o colaborador, mas sim a formação que falhou.

Ken Blanchard pensa também que o elogio terá de vir sempre antes da repreensão (numa primeira fase), apenas depois de toda a formação ser facultada ao colaborador (e os ensinamentos testados) se pode dar a uma repreensão ao colaborador, sem no entanto nuca deixar de reconhecer ao colaborador a sua “excelente conduta” como colaborador, isto é “..tu erras-te neste ponto em concreto, mas continuas a ser um bom colaborador!”

Uma obra prima de Ken Blanchard...

Sem comentários: