sexta-feira, agosto 28, 2009

Politiquisses....




Interrompo neste post o perfil normal deste blog para falar de… Politica!

Não sou daqueles, que tal como nos clubes, têm uma cor na politica. Normalmente tomo partido pelas pessoas e pelas convicções que elas me conseguem transmitir e, talvez por isso já tenha votado – ou melhor – tomado partido pelas mais variadíssimas “cores” políticas.

Em miúdo gostava do Mário Soares, porque o achava um homem de convicções, tinha-o no imaginário como um dos heróis do 25 Abril, e talvez por isso durante a campanha para a sua 1ª eleição para Presidente da Republica dei-me ao trabalho de sair de casa e ir cumprimenta-lo á Praça Lima e Brito em Arraiolos e o homem não se rogou, embora eu não pudesse votar fez questão de corresponder ao meu estender de mão. Foi o único Politico que cumprimentei até hoje…

Do PSD, nunca gostei do Cavaco, talvez pelas decisões Politicas relativamente á educação que teve durante o seu mandato de maioria Absoluta onde curiosamente fazia pare a Dra Manuela Ferreira Leite a qual exercia precisamente o cargo de Ministra da Educação. Quem não se lembra das famigeradas Provas Globais e das manifestações que causaram. Pois é andava eu no 10º Ano. Desde essa altura nunca fui com a cara dela.

Mas, ainda no PSD, simpatizei com o Durão Barroso, lá está, achei o “cherne” um homem de convicções e que sabia o que queria… não fossem as ambições particulares dele e acho que poderíamos ter tido um grande 1º ministro, nunca um grande governo, pois com o Paulo Portas como aliado, aquele governo nunca poderia ir longe, viu-se depois com o Santana… a corda partiu. Já agora, alguém sabe onde estão os famosos submarinos que o Portas comprou? Ao Portas, dou-lhe um conselho; se for novamente para o governo - lagarto, lagarto, lagarto – alugue os submarinos para aumentar as reformas.

Quanto ao BE de Francisco Louça, acho-o um partido com boas ideias mas para a oposição, para servir mais ou menos de provedor do governo, seja ele qual for. O Francisco Louça é um homem inteligente mas sinceramente, penso que nem ele quer ser 1º Ministro. Já o PCP, embora tenha muitos amigos ligados a este partido, julgo que não passará daquilo que é no memento, isto é, a voz dos sindicatos no parlamento… além de na minha opinião se aplicar ao Jerónimo o mesmo que disse do Louça.

Relativamente ao Sócrates, julgo que fez um trabalho difícil no governo, teve opções políticas que embora impopulares, na minha opinião fossem necessárias para o país. Tenho a noção que por isso mesmo muitos portugueses neste momento lhe têm um ódio tremendo. Eu próprio – embora o considere um daqueles homens de convicções - em muitos momentos discordei dele.

Governou num dos períodos mais difíceis da história - pós 25 Abril - do país e sinceramente, duvido que alguém no seu lugar tivesse feito melhor que ele, mas também, isso nunca o saberemos…

Para terminar, julgo que as futuras eleições Legislativas se vão resumir a 2 candidatos, o do PS e o do PSD, por isso, na minha opinião “do mal, venha o menor” que é como quem diz… o Sócrates!

Nunca votarei em alguém que me “lixou” a vida no secundário, que diz que a crise em Portugal é culpa do Sócrates mas que a saída dela é devido a andarmos a reboque da economia Mundial, como se nos estivesse a passar um atestado de burrinhos e ignorantes.

NUNCA VOTAREI EM ALGUÉM QUE DIZ QUE “ SE CALHAR É MELHOR INTERROMPER POR UNS TEMPOS A DEMOCRACIA PARA POR O PAÍS NA ORDEM!”

1 comentário:

Helder Rôla disse...

Pois é grande zé...tal como lá no nosso "trabalhinho",respeito muito as tuas posições...ou melhor,aprendi a ouvir-te melhor...quando se conhecem melhor as pessoas torna-se mais facil o trato e o entendimento entre elas,e contigo foi o que se passou...vi que tens uma postura digna num posto de trabalho tal qual como na vida,onde a coerencia impera,e isso é muito bom numa pessoa...bom,mas não fiques babado com tanto elogio...agora vamos ao confronto de ideias...Politica...sabes que gosto e claro defendo o "meu " PSD até às ultimas...Leão e PSD...os condimentos para entrar-mos em choque...se não fosse uma pessoa capaz de te dar razão no que escreves-te acerca do Portas e do Durão...tens toda a razão...o Povo não gosta de ser enganado e esses enganaram-nos,como tal precisamos de pessoas capazes de dar a volta a isto...grande abraço amigo Zé e claro,passarei a lêr o teu blog assim que possa...